Sabendo usar seu networking

... mas o que é Networking? É uma palavrinha que acabou sendo tão utilizada nestas épocas turbulentas que você é capaz de ouvi-la em todos os cantos... Significa Rede de Relações Profissionais.

O interessante é que o significado literal da palavra Networking, acabou se estendendo a ponto dela passar a ser sinônimo de conquistar relacionamentos e cultivar amizades, admiração e respeito. Passou a significar uma arte: a arte de manter vínculos com qualquer pessoa que possa, eventualmente, indicar você para uma oportunidade de trabalho.

Fica claro que todos nós precisamos cultivar continuamente contatos. E apesar de muitos acharem que estes contatos devem ser, sempre, com pessoas de alto nível (diretores, executivos de 1ª linha), digo que não é por aí... se você for uma pessoa genuinamente interessada nos outros (independente se são sucesso na carreira), seu nome tem uma chance maior de ser lembrado.... Para reforçar este comentário, conto um episódio que ocorreu com um executivo que estava em processo de recolocação conosco.

O Office boy da antiga empresa foi sempre bem tratado pelo executivo, que o orientava e o motivava no dia-a-dia. Alguns meses após a demissão do executivo, este boy foi contratado por outra empresa agora como auxiliar de RH, e ao saber de uma vaga recomendou o ex-chefe ao atual empregador que, interessado, quis conhecê-lo. Resultado: o executivo se recolocou.

Moral da historia: um boy foi a ponte para a recolocação de um diretor.


Além desta postura integrativa, é claro que algumas dicas devem ser seguidas para turbinar seu networking e manter seu nome aceso na memória das pessoas:

     1. A troca de e-mails deve ser um hábito: quando ler uma notícia interessante,           encaminhe para as pessoas que poderão aproveitar o assunto.

     2.  Não force a barra: é importante se fazer lembrado, mas respeite os limites e aja           com naturalidade. Não confunda bom relacionamento profissional com amizade           de infância. Você não quer ser conhecido como o mala sem alça.

     3. Circule. Participe de congressos, encontros e seja solícito: procure oferecer-se           para cuidar de algum evento, por exemplo. Se o pessoal convidar para um           chope, aceite. Faça turismo utilizando pacotes, pois nestes passeios sempre           conhecemos gente interessante.

     4.  Tenha sempre um cartão de visitas.

    5. Mantenha o contato com ex-colegas, ex-chefes. Lembre-se: seu colega ou           subordinado hoje pode ser seu chefe amanhã.

     6.  Expresse gratidão sempre que alguém lhe der uma dica ou ajuda (pode ser
          convidando-o para um almoço, mandando um cartão ou dando um simples
          telefonema agradecendo a indicação).

Sozinho não se chega a lugar algum. O maior patrimônio que você pode cultivar são os relacionamentos, admiração e confiança nas pessoas.
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