Como lidar com pessoas difíceis?

Ao receber o desafio de escrever sobre este tema, pensei comigo mesma: como falar sobre um assunto tão comum no dia-a-dia, e ao mesmo tempo motivo de tantas crises e desentendimentos em uma empresa?
 
Muitas vezes somos obrigados a conviver com pessoas temperamentais, exigentes ao extremos ou até mesmo irracionais em sua maneira de agir ou pensar, e cabe àqueles que estão ao redor encontrarem habilidades para se relacionarem da melhor forma possível.
 
A solução, ou até mesmo uma melhor maneira de lidar com estas pessoas, está na tentativa de buscar a mesma linha de raciocínio e se colocar no lugar desta pessoa que se apresenta de forma difícil. Ela pode estar sendo insensata, autoritária ou com dificuldade de se relacionar, mas a partir do momento que você se pré-dispõe a entender os motivos que levam o “difícil” a se portar desta forma, abre-se um importante canal de comunicação.
 
Desta forma, o clima motivacional tem maior chance de melhorar, uma vez que passam a serem considerados argumentos bem fundamentados e sensatos, que são colocados de forma a estabelecer uma melhor relação com aquelas pessoas que tornam o ambiente organizacional pouco safisfatório.
 
Agora, caso você seja uma destas pessoas difíceis de se lidar, sendo conhecido por assumir constantemente postura autoritária e inflexível, atente-se para o que Leonardo da Vinci dizia: “Quem discute alegando autoridade, não usa a inteligência, mas a memória”. E você não quer ser lembrado por usar só a memória, não é?
 
Mussi Consultores

®2010 • Mussi Consultores • todos os direitos reservados • CRP - PJ 3248                                                                               design by IdeiaOn